quinta-feira, 3 de março de 2011

REFLITA

O VESTIDO AZUL

Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado, e a criança quase sempre se apresentava suja. Suas roupas eram muito velhas e maltratadas.

O professor ficou penalizado com a situação da menina. "Como é que uma menina tão bonita, pode vir para a escola tão mal arrumada?"
Separou algum dinheiro do seu salário e, embora com dificuldade, resolveu comprar-lhe um vestido novo. Ela ficou linda no vestido azul.

Quando a mãe viu a filha naquele lindo traje, sentiu que era lamentável que sua filha, vestindo aquela roupa nova, fosse tão suja para a escola.

Por isso, passou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos e cortar suas unhas. Quando acabou a semana, o pai falou:
- Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more em um lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal você ajeitar a casa? Nas horas vagas, eu vou dar uma pintura nas paredes, consertar a cerca e plantar um jardim.

Logo, a casa destacava-se na pequena vila pela beleza das flores que enchiam o jardim, e o cuidado em todos os detalhes.

Os vizinhos ficaram envergonhados por morarem em barracos feios e resolveram também arrumar as suas casas, plantar flores, usar pintura e criatividade. Em pouco tempo, o bairro todo estava transformado.

Um homem, que acompanhava os esforços e as lutas daquela gente, pensou que eles bem mereciam um auxílio das autoridades. Foi ao prefeito expor suas idéias e saiu de lá com autorização para formar uma comissão para estudar os melhoramentos que seriam necessários ao bairro.

A rua de barro e lama foi substituída por asfalto e calçadas de pedra. Os esgotos a céu aberto foram canalizados e o bairro ganhou ares de cidadania. E tudo começou com um vestido azul.

Não era intenção daquele professor consertar toda a rua, nem criar um organismo que socorresse o bairro. Ele fez o que podia, fez a sua parte. Fez o primeiro movimento que acabou fazendo com que outras pessoas motivassem-se por melhorias.

Será que cada um de nós está fazendo a sua parte no lugar que vive? Ou por acaso somos daqueles que somente apontam os buracos da rua, as crianças à solta sem escola e a violência do trânsito?

Lembremos que é difícil mudar o estado total das coisas. Que é difícil limpar toda a rua, mas é fácil varrer a nossa calçada. É complicado mudar o mundo, mas é possível plantar uma rosa azul.

Autor Desconhecido

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O texto mostra, que de pequenas ações conseguimos mudar o lugar, ou as pessoas que nos cercam.
    Os pequenos gestos podem ser as grandes ações do futuro. Por que se ficamos parado, nada resolveremos, mas der-mos o 1º passo tudo mudaremos. Como no texto, que atravéz de um Vestido Azul se mudou muita coisa na vida daquelas pessoas. Imagina se der-mos um bom dia ao nosso colega... agradeçer a Deus todos os dias, ajudar sem receber algo em troca. São esses os pequenos gestos das grandes ações...

    Por Ronaldo Lima


    Nay Amo tuH S2

    ResponderExcluir
  3. e um otimo texto, gostei,pois nele esta bem claro que uma simples ação de bem pode mudar muita coisa.


    por: tiago silva

    ResponderExcluir
  4. as vezes um simples gesto de carinho traz a felicidade para todos...
    (naah')...naiane lima"""

    ResponderExcluir
  5. Achei o texto muito interresante , porque fala que um simples gesto de ajudar um menina que ja era bela , ficar ainda mais bela , transformou um rua que de certa forma , tambem era bela , a ficar bem mais bela , eu acho que , se agente nao pode ajudar o mundo todo , ajudo pelomenos o seu proximo , que outras pessoas podem seguir seu exemplo e ajudar tambem (:
    Por elias mendes (:
    Naaaaaaaaaiane , i love you (:

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O texto nós mostra que devemos cuidar não só de casa ou de nós mesmo, e, sim das outras pessoas que estão em nossa volta.

    Como fala o texto:'' É complicado mudar o mundo, mas é possível plantar uma rosa azul.''
    Mudar o mundo não podemos mais podemos fazer a diferença!
    [...]

    ResponderExcluir