quinta-feira, 19 de maio de 2011

A MESOPOTÂMIA





Os primeiros a se estabelecerem na região da Mesopotâmia foram os SUMÉRIOS (aprox. 4000 a.C.). Foram eles os inventores da escrita. Desenvolveram a escrita cuneiforme (escrita em forma de cunha). Além da escrita, acredita-se que foram os inventores da roda. As principais cidades SUMÉRIAS foram: Ur, Lagash e Uruk.

Por volta do ano 2.000 a.C., os ACÁDIOS conquistaram a SUMÉRIA. Os ACÁDIOS fundaram o primeiro império da região. Seu principal imperador foi Sargão I.

O Império ACADIANO durou pouco tempo, sendo conquistado pelos BABILÔNIOS. Hamurábi, rei da BABILÔNIA unificou as cidades da região e construiu um grande reino. Foi o autor do Código de Hamurábi (imagem ao lado), o mais antigo código de leis conhecido. Hoje, este código encontra-se no Museu do Louvre em Paris. Com a morte do rei Hamurábi, o reino foi dividido por seus sucessores, esta divisão enfraqueceu o império que caiu de vez no ano 1.200 a.C. com a invasão dos ASSÍRIOS.

Os ASSÍRIOS, que vinham do norte, possuíam um poderoso e sanguinário exército que conquistou uma a uma as cidades da região. Os ASSÍRIOS estenderam seu império até a Palestina, dominando o Reino de Israel.

Por volta de 620 a.C., os habitantes da CALDÉIA, região ao sul da Mesopotâmia, se uniram e expulsaram os ASSÍRIOS de volta para o norte. Os CALDEUS fundaram um novo império, o Império Babilônico. Estabeleceram sua capital na cidade da Babilônia. Seu maior rei foi Nabucodonossor, conhecido pela História bíblica de Daniel.

Nabucodonossor foi o construtor dos famosos Jardins Suspensos da Babilônia, uma das 7 maravilhas do mundo antigo (imagem ao lado). Além desse jardim também construiu palácios, templos, as muralhas da cidade e o Portal de Ishtar - hoje este portal está num museu alemão (imagem ao lado). O Império da Babilônia estendeu-se por quase todo o Oriente Médio e somente foi destruído por Ciro, o rei dos PERSAS, em 550 a.C.

O domínio PERSA colocou fim aos impérios da Mesopotâmia. A partir deste momento os povos da Mesopotâmia foram sempre dominados por outras nações.
Responder com apoio de pesquisa no www.google.com.br
1 - O que formava a base da economia dos povos da Mesopotâmia?
2 - Quais os fatores geográficos que atraiam tantos povos a lutar pela região?
3 - Por quanto tempo os povos da Mesopotâmia tiveram autonomia política?
4 - Que países habitam a região da Mesopotâmia nos nossos dias?
5 - Qual a relação entre as guerras pelo controle da Mesopotâmia na antiguidade e a Guerra do Iraque em nossos dias? Pelo que se lutava? Pelo que se luta hoje?
6 - No Código de Hamurábi qual era a diferença básica entre os homens?

Nenhum comentário:

Postar um comentário