quinta-feira, 12 de maio de 2011

ORDENAR TEXTO

Nos textos abaixo, a ordem dos parágrafos foi alterada. Numere-os de acordo com a estrutura lógica de ideias e da dissertação e depois destaque o TEMA, a INTRODUÇÃO, o DESENVOLVIMENTO e a CONCLUSÃO.
LIMITE DE CRESCIMENTO
( ) Todavia, o desenvolvimento do capitalismo permitiu o ingresso da mulher no mercado de trabalho e fez com que o filho passasse a significar despesa. Com isso, houve uma forte queda na taxa de natalidade nas últimas décadas, resultando em uma força contrária à progressão populacional. O sociólogo Bem Wattenberg diz que “o capitalismo é o melhor anticoncepcional” e apoia a ideia de que a prosperidade desestimula a procriação.
( ) Até a metade do século XX, o crescimento populacional possuía uma razão elevada se comparada aos dias atuais. Isso fez com que a soma dos termos ocasionasse a chamada explosão demográfica. No entanto, os especialistas afirmam que uma inversão de sinais da razão populacional ocasionará o contrário do século XXI, uma implosão demográfica.
( ) Portanto, a situação por que passa a população mundial constitui um paradoxo, uma explosão como consequente implosão demográfica, o que gera graves problemas sociais e crises no sistema público em geral. Desde já, os estados devem tomar medidas a fim de evitar sérias consequências.
( ) Várias foram as causas do rápido desenvolvimento da progressão populacional no século passado. Os avanços na área de saneamento e saúde permitiram ganho de longevidade à população. Com isso, mais indivíduos atingiram a idade fértil, aumentando a soma total dos termos. O fator econômico também contribui, pois filho era sinônimo de mão de obra e isso incentivava os casais.
( ) A implosão demográfica, prevista para a segunda metade deste século, resultará no risco à continuidade da evolução no crescimento da população. A brusca queda no somatório dos termos ocasionará déficit no mercado de trabalho e graves problemas nos setores sociais. Essa futura situação requer atitudes dos governos a fim de evitá-la, como os ingleses que já associam a natalidade ao patriotismo.

DIREITOS SAUDÁVEIS
( ) A questão que emerge dessas recomendações é a definição do papel do Estado como agente promotor do bem. Até que ponto o poder público tem direito de interferir em decisões individuais? De que grau de evidência científica deve a autoridade pública dispor antes de implementar medidas que restrinjam liberdades de cidadãos? São perguntas para as quais não existem respostas definitivas.
( ) O ideal seria que o cidadão tivesse acesso à boa informação média para fazer, conscientemente, suas escolhas.
( ) S e tudo ocorrer como planejam alguns departamentos de saúde, não será permitido fumar em lugares que preparam refeições, tampouco em lugares públicos.
( ) Na área alimentar, ale da proibição de publicidade de alimentos industrializados considerados não saudáveis, as autoridades querem deixar mais claras as informações nutricionais dos alimentos. Um código de cores deverá indicar quais são os produtos mais saudáveis e quais são os menos saudáveis.
( ) O banimento do fumo em lugares públicos fechados e a limitação à propaganda de alimentos considerados pouco saudáveis são metas declaradas a serem tomadas pelas autoridades mundiais, nos próximos anos, para combater o fumo e a obesidade e, assim, garantir uma vida mais saudável à população. Tais medidas geram polêmica quanto à intervenção do Estado na vida do indivíduo.

Um comentário: