quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Filosofia - A filosofia e a sexualidade.

Sexualidade é um termo amplamente abrangente que engloba inúmeros fatores e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta.
O termo “sexualidade” nos remete a um universo onde tudo é relativo, pessoal e muitas vezes paradoxal. Pode-se dizer que é traço mais íntimo do ser humano e como tal, se manifesta diferentemente em cada indivíduo de acordo com a realidade e as experiências vivenciadas pelo mesmo.

A noção de sexualidade como busca de prazer, descoberta das sensações proporcionadas pelo contato ou toque, atração por outras pessoas (de sexo oposto e/ou mesmo sexo) com intuito de obter prazer pela satisfação dos desejos do corpo, entre outras características, é diretamente ligada e dependente de fatores genéticos e principalmente culturais. O contexto influi diretamente na sexualidade de cada um.
O termo “sexualidade” nos remete a um universo onde tudo é relativo, pessoal e muitas vezes paradoxal. Pode-se dizer que é traço mais íntimo do ser humano e como tal, se manifesta diferentemente em cada indivíduo de acordo com a realidade e as experiências vivenciadas pelo mesmo.
Existem diferentes abordagens do tema que variam de acordo com concepções e crenças convenientes a cada um. Em alguns lugares pode-se encontrar visões preconceituosas sobre o assunto. Em outros, é discutido de forma livre e com grande aceitação de diferentes olhares ao redor do termo. Algumas vertentes da psicologia, como a psicanálise Freudiana, consideram a existência de sexualidade na criança já quando nasce. Propõe a passagem por fases (oral ,anal, fálica) que contribuem ou definem a constituição da sexualidade adulta que virá a desenvolver-se posteriormente.

Seja qual for a sua visão íntima sobre o assunto, é interessante que se possa manter uma relação de compreensão e aceitação de sua própria sexualidade. O esclarecimento de dúvidas e a capacidade de se sentir vontade com seus desejos e sensações, colabora imensamente ao amadurecimento desta, o que gera sensação de conforto e evita conflitos internos provenientes de dúvidas e medos, gerando uma experiência positiva e saudável.

Pesquise: Letra: Amor e sexo - Rita Lee, Roberto de Carvalho.
Leia e escute a música e responda no seu caderno.
1 - A letra da música opõe o amor ao sexo a partir de diversos aspectos. Comumente se associa o sexo ao gênero masculino e o amor ao gênero masculino e o amor ao g~enero feminino. por exemplo, associa-se o sexo e o masculino ao homem e o amor e o feminino à mulher. É possível utilizarmos os mesmos critérios da diferenciação entre homem e mulher para distinguir o masculino do feminino?

2) Pesquise a música Splis Splash - Roberto Carlos e Mulheres de Atenas - Chico Buarque.
Essas duas músicas são do mesmo período e tratam de questões semelhantes. Há na década de 60 no Brasil movimentos de criticas da cultura que se desenvolveram também como críticos aos modelos de sexualidade da época.Leia, escute e compare.
a) O amor é tema de ambas as canções. Como ele aparece em cada uma? Articule com o texto.
3) Também a juventude elaborou sobre a sexualidade. Os movimentos culturais das décadas de 60 e 70 do século passado ainda são marcos de uma crítica a sexualidade vivida como erro e culpa. Pesquise sobre alguns acontecimentos desse período como Woodstock de 1969, o Maio de 68 na França ou o engajamento dos CPCs(Centro Popular de Cultura) nos anos 60 no Brasil.
4) É possível perceber uma crítica a separação entre amor e sexo nesses movimentos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário