sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Fontes de energia, utilização e impactos ambientais.

As fontes de energia renováveis são todas as fontes de energia que podem ser utilizadas sem que haja a preocupação com sua regeneração, ou seja, que não se esgotam. Exemplo: energia solar.As fontes de energia não renováveis são aquelas fontes de energia que não são capazes de se regenerar, como por exemplo o petróleo e o carvão mineral.Agora vamos aos textos sobre energia:Energia solarA energia solar, muitas vezes chamada de energia luminosa já que é assim que enxergamos, é uma forma de energia radiante, ou seja, a energia solar pode ser transmitida no vácuo por ondas eletromagnéticas. A energia solar é transmitida, então, por radiação com vários comprimentos de onda diferentes.Energia elétricaA Energia Elétrica pode ser definida como a capacidade de trabalho de uma corrente elétrica. Como toda Energia é a propriedade de um sistema que permite a realização de trabalho. Ela é obtida através de várias formas. Logo, o que chamamos de “eletricidade” pode ser entendido como Energia Elétrica se no fenômeno descrito, a eletricidade realiza de trabalho por meio de cargas elétricas.Energia nuclearA energia nuclear é a energia concentrada no núcleo do átomo, ou seja, é a energia que possibilita os prótons e nêutrons ficarem juntos. Como vimos no texto sobre a bomba atômica, a equivalência entre massa e energia prevista por Einstein, descrita pela equação E=m.c2, explica a origem da energia liberada em alguns processos nucleares.Energia térmicaA energia térmica de um corpo, associada a agitação térmica, também pode ser entendida como sendo a energia cinética total de suas moléculas. Os processos pelos quais esta energia pode ser transferida, processos de transferência de calor, são: condução, convecção e radiação.
1 -Faça uma leitura do texto e peseuise depois responda a questão.Compare a hidroeletricidade com a termoeletricidade quanto aos recursos utilizados em sua produção, a disponibilidade desse recursos e os danos ao meio ambiente que cada uma acarreta.Pesquise

4 comentários:

  1. ' RESPOSTA: A Primeira que é a HIDROELETRICIDADE, diz a respeito que a energia é gerada a partir de TUBIRNAS, pela força das águas.
    TERMOELETRICIDADE: corresponde a energia gerada pelo calor do combustão de alguma materias!

    POR: FERNANDA LIMA! 2 ANO A! MANHA!

    ResponderExcluir
  2. HIDROELETRICIDADE: gerada a partir do movimento de turbinas pela força das águas. A segunda corresponde à energia gerada pelo calor de combustão de alguma matéria.

    TERMOELETRICIDADE: A termeletricidade é resultado do calor originado pela queima do combustível, que aquece uma caldeira de água, produzindo vapor suficiente para acionar uma turbina acoplada a um gerador de energia elétrica. Pode ser originada, também, da queima direta do combustível por turbina de gás.

    ResponderExcluir
  3. TERMOELETRICIDADE:A gerada a partir do movimento de turbinas pela força das águas.A segunda corresponde á energia gerada pelo calor de combustão de alguma matéria.
    HIDROELETRICIDADE:a energia é gerada a partir de turbinas,pela força das águas.

    ResponderExcluir
  4. Hidroeletricidade é a utilização das forças das águas correntes para obtensão de energia elétrica.
    Termoeletricidade é a queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral) para obter energia.Podem ser convencionais(a citada anteriormente) ou termoelétricas nucleares ou termonucleares (a utilização da energia radioativa, principalmente do urânio)
    Vantagens:
    Hidroeletricidade
    Utilização de recurso renovável (água) gerando energia barata.
    Termoeletricidade
    Pode ser construída bem perto dos locais de consumo, tornando fácil a implantação e a distribuição dese tipo de energia.
    Desvantagens:
    Hidroeletricidade
    Pode ocasionar impactos ambientais e prezuízos à fauna e a flora,defeitos técnicos, etc.
    Termoeletricidade
    A queima dos combustíveis contribui para o aquecimento do planeta,chuva ácida.
    Disponibilidade:
    Hidroeletricidade
    Existem várias no mundo todo. No Brasil a maior é a de Itaipu na fornteira Brasil/Paraguai.
    Termoeletricidade
    em alguns países desenvolvidos já representa 35% do total de energia produzido anualmente.
    O maior produtor mundial em bilhões de kWh são os EUA correspondendo a aproximadamente 30% da produção mundial.

    ResponderExcluir