O povo brasilleiro
Surgimos da concluência , do entrechoque e do caldeamento do invasor português com indios silvicolas e campineiros e com nenegros africanos, uns e outros aliciados como escravos.
Nesse confluência, que se dá sob a regência dos portuguêses, matrizes raciais dispas, tradicões culturais distintsa, formações sociais defasadas se enfrentam e se fundem para dar lugar a um povo novo (Ribeiro, 1970), num novo modelo de estruturação societária. Novo porqe surge como uma etnia nacional, diferenciada culturalmente de suas matrizes formadoras, fortemente mestiçada, dinamizada por uma cultura sincrética e singularrizada pela redifinição de traços culturais dela oriundos. Também novo porque se vê a si mesmo e é visto como uma gente nova, um novo gênero humano diferente de quantos existam. Povo novo, ainda, porque é um novo modelo de estruturação societária, que inaugura uma forma singular de organização socio econômica, fundada num tipo renovado de escravismo e numa servidão continuada ao mercado mundial. Novo, inclusive, pela inverossimil alegria e espantosa vontade de felicidade, num povo tão sacrificado, que alenta e comove a todos os brasileiros.[...]
Essa unidade étnica básica não significa, porém, nenhuma uniformidade, mesmo porque atuaram sobre ela três forçs diversificadoras. A ecológica, fazendo surgir paisagens humanas distintas onde as condições do meio ambiente obrigaram a adaptações regionais. A econômica, criando formas diferenciadas de produção, que conduziram a especificações uncionais e aos seus correspondentes gêneros de vida. E, por último, a imigração, que introduziu, nesse magma, novos contingentes humanos, principalmente europeus, árabes e japoneses.
Mas já o encontrando formado e capaz de absorvê-los e abrasileirá-los, apenas estrangeirou alguns brasileiros ao gerar diferenciações nas áreas ou nos estratos sociais onde os migrantes mais se concentram.
RIBEIRO, Darcy. O povo Brasileiro. A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.p.9-21.
Darcy Ribeirofoi antropólogo, professor universitário, ministro do governo João Goulart, vice-governador do Rio de janeiro e senador por esse estado.Publicou diversos livros sobre antropologia, mundialmente reconhecida.
1 - Com base no texto de Dalcy Ribeiro explique as três categorias de povos existem no continente americano e faça um comentário de seu pensamento em relãção a formação do Brasil.
2 - Identifique no mapa acima os estados brasileiros que estão relacionado a parque e terras indgenas.
3 - Explique como esta a situação atual dos grupos indignas no Brasil.
4 - Pesquise e faça um comentário:
a) Distribuição geografica dos afro-brasileiros.
b) Os principais grupos de imigrantes de 1850 -1934.
c) Por que o Brasil passou de um país imigratório para um pais emigratório.
d) O que significa migrações nas áreas de fronteira, migrações internas, inter-regionais, intra-regionais, êxodo rural e transumância.
Regina parabńes por sua postagem!
ResponderExcluirUm abraço!
Ironeide
Regina!
ResponderExcluirParabéns pela sua postagem.
Sua aula está excelente!
Parabéns!
Ironeide
Olá Regina!
ResponderExcluirEstou passando para lhe parabenizar pela sua postagem.Belissíma!
Abraços
Polianne lima
01-A ecológica; A economica e a imigração.
ResponderExcluir02-A maior parte das terras indigenas brasileiras regularizadas situam-se no norte,centro oeste e parte do nordeste.
walassy,Dayane,joalan e Emanoel
valeu!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirMUITO MASSA!
Tatianne e Ramires
Oi......
ResponderExcluirParabéns pela sua postagem, ficou muito legal!!!
você se garantiu hein..?
sucesso mais ainda..............
Abraços!!!!!!!!!!!
Marcela,Erlâne,Dayara e Jéssica.
3ºA Tarde.
Regina a sua postagem está show..
ResponderExcluirparabéns...
David e Leyliane
3ºA Tarde
e ai regina sua postagem foi bem legal
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa!!!!!!!!!!!!
fique com deus!
Daiara,Marcela,Jéssica ,Erlâne!!!!!
Regina parabéns pela sua postagem
ResponderExcluirficou excelente...
demais