terça-feira, 18 de maio de 2010

A Revolução Russa de 1917








Marca o fim dos czares, sendo a primeira tentativa bem – sucedida de implantação de um regime. Divide-se em duas etapas, a democrática, em fevereiro de 1917, e a socialista, com a instalação da ditadura de proletariado, em outubro do mesmo ano.

Revolução de 1905- Em 22 de janeiro de 1905 mais de mil operários são massacrados em uma manifestações em São Petersburgo, no episódio conhecido como Domingo Sangrento. Segue –se outras revoltas, como a do marinheiros do encouraçado Potemkim. Em Odessa, e a da guarnição da base de Kronstadt. Diante da reação o czar permite formação da Duma (Parlamento) más as vésperas da 1ª Guerra Mundial as forças policiais voltam agir com violência. O governo de Nicolau II é autocrático e corrupto e o czar é suspeito de ser simpático alemães. O ministério é dominado pela estranha figura de Grigor Rasputin, um camponês siberiano e oculista libertinagem e poder político despertam o ódio da população. Rasputin é assassinado em 1916.

Participação na 1ª Guerra – A mobilização de cerca de 13 milhões de soldados desfalca sociedade. Os gasto com a guerra diminuem os investimento em bens de consumo elevando os preços inúmeros conflitos internos. Os soldados russos morrem nas frentes de batalha por falta de equipamentos, alimentos e vestuário. A fome chega às grandes cidades, onde também falta carvão no inverno. Em 1916 o país é varrido pela greve dos operários de Petrogrado, por exemplo, mobiliza cerca de 200 mil trabalhadores.

Industrialização tardia –A industrialização russa é tardia, realizada sob liderança do capital europeu ocidental sobretudo alemão, belga e francês. Assim, a remessa de lucros para o exterior é muito grande. O proletariado numerosos, cerca de 3 milhões, e concentrado em Moscou, Petrogrado e Odessa. É, porém, avançado e sensível pregação anarquista, socialista, sindicalista e comunista, graças às péssimas condições de trabalho, com salário miseráveis e jornadas de 11 ou 12 horas. A burguesia russa é composta de comerciantes, funcionários estatais industriais. É uma burguesia fraca sem projeto político próprio, esmagada entre a aristocracia de terras, o problema urbano e o campesinato.

Organização política –A oposição ao czar Nicolau II é dividida em duas correntes: a liberal reformista, favorecido regime parlamentar burguês e apoiada pela burguesia; e a revolucionária, que compreende os socialista –revolucionário e os social – democratas. Os primeiros são contrários à industrialização da Rússia e defendem um regime socialista caracterizado pela exploração coletiva das terras após o confisco das grandes propriedades. Os segundos são teorias socialistas de Marx e Engels e se organizavam no meio do proletariado urbano. O segundo congresso, Operário Social – Democrata, reunido em 1903, divide –se em duas facções quanto às táticas de tomada do poderoso mencheviques e os bolcheviques.

Mencheviques- Uma das duas correntes principais do Partido Operário Social Democrata Russo. Os mencheviques (termo significa minoria) são marxista, defendem um grande partido de massas, com base social ampla e com os progressista e democratas, inclusive coma a burguesia liberal. Não acreditam na possibilidade de implantação imediata do socialismo na Rússia por falta das condições objetivas prevista por Marx e Engels. Para os mencheviques um longo processo de transformações econômicas e sociais sociais conduzira à revolução. Os principais líderes mencheviques são Martov, Axeirod e Trotsky (1903 – 1904).

Bolcheviques- Corrente majoritária do Partido Operário Social Democrata Russo que defende a implantação governo ditadura do proletariado por intermédio da ação de um partido centralizado, fortemente disciplinado conduzir a classe operária. Par bolcheviques (palavra que significa maioria), os operários devem fazer a revolução imediatamente e implantar o socialismo. O principal líder bolchevique é Lenin. As idéias do grupo são propaganda Rússia por meio de jornais clandestino, como o Pravda (a verdade).

Pesquise e responda as questões.
Explique as condições de vida do operariado na Rússia, antes de 1917
O que siginifica Sovietes, Bolcheique e Mencheviques.
Pesquise sobre Lênin
Pesquise comente a atual situação da Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário